quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Rosemberg Pinto saúda aniversário de Valença



Deputado congratulou-se com o povo


O aniversário de 162 anos de emancipação político-administrativa do município de Valença, comemorado no último dia 10 de novembro, foi festejado na Assembleia Legislativa pelo deputado Rosemberg Pinto (PT). "É com muita honra que parabenizamos o município de Valença pela trajetória de crescimento econômico e desenvolvimento social. Deixo nosso mandato à disposição de todos para que possamos ajudar no que for preciso", destacou Rosemberg.
Situada no baixo sul da Bahia, às margens do Rio Una, Valença está localizada a 278 km da capital baiana. Seu atual território, por ocasião do descobrimento do Brasil, era habitado por indígenas tupiniquins, de índole pacífica. Quando dom João III, rei de Portugal, em 1534, dividiu o Brasil em capitanias hereditárias, a área ficou pertencente à Capitania de Ilhéus, sob a jurisdição da Vila de Nossa Senhora do Rosário de Cairu, local onde se fez o primeiro povoamento. Em 23 de janeiro de 1799, foi criada a vila de Nova Valença do Santíssimo Coração de Jesus, com território desmembrado de Cairu. Nesse mesmo ano começaram as obras de construção da Igreja do Santíssimo Coração de Jesus, concluída em 1801 e transformada em matriz da freguesia. Por força da Resolução nº 368, de 10 de novembro de 1849, a sede municipal recebeu foro de cidade, sob a denominação de Industrial Cidade Valença.
Emancipada no dia 10 de novembro de 1849, Valença é a maior cidade da Costa do Dendê. Com valoroso patrimônio arquitetônico e cultural, foi a primeira cidade brasileira a receber uma tecelagem movida a energia hidráulica. O cultivo de camarões em cativeiro é hoje a atividade econômica principal. Construções do século XVIII e XIX formam o belíssimo acervo turístico e histórico da cidade. Com uma rica culinária em frutos do mar, a cidade leva o título de "Terra do Camarão".




Nenhum comentário:

Postar um comentário