quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Bahia estuda alteração na política de meio ambiente e recursos hídricos






                  
A política estadual do meio ambiente e recursos hídricos foi o tema do debate na tarde de ontem (18), no auditório da Casa Civil. A proposta de alteração das leis de meio ambiente nº 10.431 e de recursos hídricos nº 11.612 do estado, visa integrar as políticas e trazer melhorias no sistema de fiscalização e estruturação do monitoramento e dos instrumentos de planejamento territorial, como garantia da qualidade ambiental.

O deputado estadual Marcelino Galo (PT) acompanhou a reunião e comentou a mudança no sistema, que já foi objeto de articulação na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) junto ao Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) e ao Governo do Estado, que inclui o processo de regulamentação da atividade pesqueira e aquícola na Bahia. “Nosso esforço é avançar na qualidade das políticas que tratem da cadeia produtiva, do ordenamento e regramento dos recursos pesqueiros, além de uma política para a aquicultura com assistência técnica para a pesca e licenciamento de projetos de aquicultura”, afirma o parlamentar. 

Para o coordenador geral da pesca artesanal do MPA, José Leal, a medida traz inúmeros benefícios à classe pesqueira. “Os trabalhadores da pesca e da aquicultura sempre lutaram por uma simplificação do licenciamento da aquicultura no estado e por um projeto de desenvolvimento da pesca em parceria com o governo federal. É um avanço significativo para o setor”, completa.

Política pesqueira e aquicola na Bahia

No mês de julho, Galo deu entrada na Alba no Projeto de Lei (PL) nº 19.324/2011, que dispõe sobre a Política Pesqueira e Aquícola do Estado e que está em tramitação na Casa. “Discutir uma política da pesca para a Bahia é um ponto fundamental para a organização do setor pesqueiro no estado”, ressalta.

Uma das principais medidas a serem adotadas na reformulação das leis é a consolidação e desenvolvimento do sistema estadual de informações único para a gestão ambiental e recursos hídricos e a reforma no sistema implica na modernização e fortalecimento do licenciamento e da fiscalização ambiental, além do aperfeiçoamento do monitoramento ambiental. 

Participaram da reunião a chefe da Casa Civil do Governo da Bahia, Eva Chiavon, o secretário de Relações Institucionais, Cesar Lisboa e o do Meio Ambiente, Eugênio Spengler, além de deputados do partido dos trabalhadores e de outros partidos da base do governo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário